segunda-feira, 24 de junho de 2013

Brasil y el diluvio que viene...


É uma visão rara. Normalmente, os brasileiros só se lançavam às ruas durante o carnaval. Agora, eles fazem isso para protestar. O que aconteceu?

Tudo começou por um aumento nas tarifas de transportes públicos, mas isso foi apenas uma desculpa. Ao fundo havia um mar. A profunda verdade é que uma boa parte da sociedade está cansada da corrupção, a impunidade, a burocracia complexa e a má gestão feitas pelo governo.

No Brasil, pagam impostos de primeiro mundo, mas recebem serviços de terceiro. Isso irrita muito. Os 38% da riqueza que criam os brasileiros, o famoso PIB, vai parar nas mãos do governo. No Canadá, onde o Estado educa, cura e administra satisfatoriamente é de 37,3. Na Espanha, 35,9. Os suíços construíram um dos estados mais prósperos, com apenas 33,6.

Mas da perspectiva brasileira, talvez o mais doloroso, é o vizinho Uruguay: o setor público uruguaio consome apenas 28,9 do PIB e o país é muito mais organizado e notoriamente mais habitável que seu enorme vizinho.

Claro que o PIB brasileiro é pequeno ou grande, dependendo de como se olha. O Brasil é a sexta força de trabalho mundial com 107 milhões de trabalhadores. Por seu tamanho, é a oitava maior economia do mundo, mas quando se divide a produção (US$2,374 trilhões de dólares) entre toda a população (201 milhões de angustiados sobreviventes), o país passa a ocupar o medíocre posto 106 do mundo. Inclusive, seis países latino-americanos têm uma melhor per capita do que o Brasil, sem contar outra meia dúzia de ilhas do Caribe que também o superam.

No Brasil, a burocracia é torpe à crueldade e, com frequência, corrupta. O transporte público é ruim. A Justiça é dolorosamente lenta. As prisões são um horror. Em geral, a educação e a saúde pública são medíocres. A segurança é uma vaga ilusão desmentida pelo assédio constante de bandidos e o som de tiros nas favelas.

Não há uma só universidade brasileira entre as 100 melhores do planeta e só achamos duas na lista quando analisamos 500. Publicam-se apenas pesquisa científica original. O país anda a reboque dos centros criativos do mundo.

Naturalmente, existem algumas áreas de excelência. Para citar alguns exemplos: Petrobras, onde o governo controla 64% da participação acionária, é a maior empresa da América Latina e uma das petroleiras mais eficientes do mundo. Embraer é uma boa fábrica de aeronaves de médio porte, fundada pelo governo e, mais tarde privatizada. Odebrecht é uma excelente empresa de engenharia civil, operando em todo o mundo.

O mau e grave é que o tecido empresarial, em geral, está isolado da concorrência estrangeira por tarifas e outras medidas protecionistas que são prejudiciais para os consumidores locais.

Simultaneamente, na última década saíram da pobreza dezenas de milhões de brasileiros e o governo fez um esforço notável​ para solucionar o problema da desnutrição nas áreas mais desfavorecidas da sociedade, mas essas conquistas, que ninguém contesta, não compensam o horrendo capítulo da má administração.

A Presidente Dilma Rousseff, demagógicamente, respaldou os manifestantes, como se os protestos não fossem contra seu governo, mas o Brasil, por mais de uma década, tem sido administrado pela esquerda e a sociedade começa a dizer que o Partido dos Trabalhadores - o de Lula, o de Dilma - está composto de ladrões e sem-vergonhas que ajeitam as coisas para gozar de impunidade.

Uns perfeitos hipócritas que, sem abandonar o discurso da reivindicação dos humildes, têm sido tão corruptos quanto a direita e o centro, mas muito menos eficientes. O risco envolvido nessa atitude, se generaliza-se, é que no país se ouça o fatídico grito que destrói os partidos políticos e abre a porta para a aventura e o disparate: "Que se vão todos!" (N.T.: "!Que se vayan todos!" - refrão dos argentinos contra o governo De La Rua, dezembro de 2001.)

Vamos ver se entendem: a democracia liberal é um sistema que só funciona e prevalece se governa-se bem e com apego à lei. Ao contrário, um dia vem o dilúvio.

extraído do BLOG "luminar" do Ivan Saul - Granja Po'A Porã RS
acessem pois lá só tem coisa boa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário