segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

POSTOS DE COMBUSTIVEL - Bandalheira nova.

Duas noticias sobre combustivel de muita importância aos consumidores brasileiros. Primeiro a bandalheira alertada pelo Fantástico neste último domingo. Postos de Gasolina de todo o Brasil fraudam os consumidores que ao abastecer são roubados na litragem aferida pelas bombas, ou seja, elas não traduzem a real quantidade de litros que vc está pagando. Paga por 20 litros e recebe 18.6 ou quantia similar. Mas o que mais causa espanto é a maneira como isso esta sendo feito. O Fantástico foi atras e descobriu. Tráta-se da troca da placa computadorizada que fica na bomba de combustivel. Com a conivencia, sem dúvida alguma de Fiscais da ANP e pessoas ligadas a quem deveria controlar essa bandalheira, e um cidadão entre vários que andam por ai fraudando o consumidor. Ele chama Cleber Salazar, um técnico autorizado a mexer nas bombas de alguns postos de gasolina de Curitiba. O Fantástico conseguiu gravar a negociação fraudulenta e desmascarar esse indivíduo. Vamos ver até onde as autoridades do Paraná chegarão na solução de mais essa bandalheira contra os consumidores de combustivel. E que providências urgentes serão tomadas pelo Poder Público em todos os estados da Federação. Porque isso, com certeza,  foi constatado e está acontecendo aqui em São Paulo e Rio de Janeiro.
A outra notícia é sobre o consumo de óleo diesel. Pela resolução ANP 42 de 16.12.2009, a frota que usa óleo ,deverá em algumas localidades normatizadas pela referida ANP, passar a utilizar o óleo S50 que tem como parâmetro o teor máximo de enxofre de 50mg/Kg. Como todos os bem informados sabem, o enxofre do combustivel causa a chuva ácida e Países do mundo inteiro estão à vários anos reduzindo drásticamente o uso do mesmo na formulação do óleo. O Brasil é um dos Países com o maior nível aferido., coisa de 500 a 1.800mg/Kg de enxofre. Isso é uma briga de muitos anos entre a ANP e as fábricas de motores e caminhões pois claro que as fábricas sempre querem gastar menos. Não importa o estrago. Importa o caixa e ponto final. Cbe então aqui, novamente, como a noticia anterior, pedir voz as autoridades "incompetentes" para que faça valer a resolução editada por eles mesmos,  fiscalizando os postos que teriam que ter a disposição o S50 o que não esta ocorrendo em nenhuma parte do País. Os caminhoneiros na verdade na sua grande maioria abastecem com óleo com o alto teor de enxofre. Alegam o maior custo do litro e não encontrar na maioria dos postos o referido S50. Aproveitando o ensejo, fiscalizar a utilização do S50 nas frotas de ônibus dos municípios, Rio de Janeiro, São Paulo e Curitiba, que desde  01 de janeiro de 2010 são obrigados pela referida ANP 42 a utilizar exclusivamente esse combustível.
Aqui neste País não falta mais nenhum tipo de falcatrua. Quem achar alguma bandalheira que não esta sendo praticada, ganha um fusca!!!! Fui...

Nenhum comentário:

Postar um comentário