segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

JAGUARY II


Rio Jaguary - foto Mariluh Fernandes

Rio Jaguary - Foto Mariluh Fernandes
Várias pessoas mandaram emails comentado ou perguntando sobre o Rio Jaguary, em referência ao meu post de dias atrás. Algumas questionando e justificando  a necessidade de retirar água do rio para a irrigação de lavouras de arroz aja vista a sêca que grassa em algumas regiões do estado do Rio Grande do Sul. Outras, se manifestando contrariamente a opinião dessas pessoas, alegando ser essa atitude um legítimo crime contra a natureza que vem ocorrendo não agora, mas  a muitos e muitos anos. Não só no Rio Jaguary, mas idem ao Ibicuy, ibidem ao Rio Jacui e muitos outros rios do estado. Não quero aqui polemizar o assunto mas ao ver as fotos que publiquei no post anterior, é realmente preocupante essa situação, criada, em  parte pela falta de chuvas e de outra parte,  pelas bombas de sucção que retiram água dos rios É uma coisa bastante óbvia ao pensamento de qualquer ser medianamente inteligente que se vc. retirar água de um rio que sofre a falta de reposição dágua, em um determinado momento, ele vai secar. E é o que provavelmente vai ocorrer  com esses rios num futuro muito próximo. E isso já está comprovado pelo acontecido em inúmeros rios do nordeste que secaram e não voltaram mais a banhar com suas águas km e km de terras . E isso, é o desastre final. Pois com a falta dágua, se vão animais silvestres, peixes, pássaros, e todo o entorno que cerca os rios. Isso é uma discussão de muitos e muitos anos pois agricultores principalmente do Rio Grande do Sul  faziam chegar suas lavouras até um metro da beira dágua o que ocasionou uma tragédia de proporções incalculáveis no bioma da região, esse conjunto de ecosistema que regula todo o funcionamento da natureza. As lavouras eram pulverizadas com agrotóxicos que lavados pela água da chuva acabavam dentro dos rios. A mortandade de peixes era imensa. Sem contar a derrubada indiscriminada de mata ciliar. Pois bem. O Rio Grande do Sul paga o descaso. Assim como muitos estados da federação principalmente no centro oeste onde em nome doo "progresso" os "desbravadores" dizimaram  praticamente toda a flora e fauna. Qualquer dúvida ao que estou comentando, é só buscar a informação do desmatamento praticado no estado do Mato Grosso do Sul  e Pará nos últimos 10 anos.  A quem interessar possa, claro, pois aos brasileiros em geral  isso é de somenos importância. Pobre dos nossos filhos e netos pois com certeza eles é que terão no colo essa herança deixada por seus avós e pais. Enquanto isso, citando apenas um, o Jaguary vai definhando, virando um riacho, e por fim, um "córgo" onde existia um  rio deslumbrante, cheio de belezas e riqueza de encher os olhos dos que tiveram a graça de um dia poder se banhar em suas águas. É mais um desabafo de quem longe está, mas observa todos os dias o que vai se passando no chão onde nasceu e foi criado.
Fui....

Um comentário:

  1. Esqueceste de citar os VALOS de "recuperação" de várzeas e banhados, que não permitem à água infiltrar-se no solo, indo esta diretamente para os rios, e daí, para BEM LONGE das lavouras e campos, onde ela é necessária. O que GANANCIOSOS e ESTUPIDOS ganharam -secando banhados e destruindo margens de rios- estão pagando agora com prejuízo em cada seca que acontece, por pouca que seja. E o pior é que prejudicam não só à eles próprios mas à TODOS os que dependem das reservas de água dos banhados, que abastecem os rios. Isto era para ser punido com rigor e se obrigar -ainda que isso não resolva muito- a restauração da situação original, mas não, o próprio Governo e deputados preferem "passar a mão na cabeça" dessa bandalha se dizente "muito preocupada" em "produzir alimentos". Não venham com essa. Se PALHA SECA desse dinheiro esses caras produziriam palha.

    Outra imbecilidade sem tamanho é dizimar os caponetes dentro das lavouras. Então os "geniais" agrônomos que recomendam isso não sabem que uma árvore de medio porte INFILTRA no solo DOIS MIL LITROS DE AGUA por hora de chuva regular? E estas TOUPEIRAS vem dizer que a vegetação "rouba umidade" do solo??? Em que ESPELUNCA de faculdade eles aprenderam isso?

    O resultado está aí: SECA e PREJUIZO, e garanto que não tenho A MENOR PENA de quem vai se ferrar este ano por causa de ter esgotado suas reservas de água. É muito merecido: destrói-se o meio produtivo, acaba-se com a produção. Só um burro ganancioso -e agronomos INCOMPETENTES- para não ver isso. O resultado está à vista, fala por si.

    ResponderExcluir