sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

FLEURY DOS PAMPAS.


"Quem navegar pelo site da Associação dos Delegados de Polícia do Rio Grande do Sul (Asdep) pode se surpreender ao consultar os integrantes da diretoria da entidade e constatar que o 20º lugar do conselho deliberativo pertence a uma figura lendária da ditadura militar brasileira (1964-1985): Pedro Carlos Seelig. O nome do delegado é sinônimo de repressão no Estado e foi o braço mais duro do regime dos generais em terras gaúchas. Integrante do temido Departamento de Ordem Política e Social (Dops, onde hoje se localiza o Palácio da Polícia, em Porto Alegre), Pedro Seelig já teve muitos nomes. Uns o chamavam de Fleury dos pampas, em referência ao famoso comandante dos esquadrões da morte em São Paulo. O jornalista Luiz Cláudio Cunha o apelidou, em seu livro O Sequestro dos Uruguaios, de Carcará, a ave predadora que “pega, mata e come”, eternizada pela música de Maria Bethânia. Não se tem notícias de que Pedro Seelig tenha forte atuação corporativa entre os delegados, mas a simples figuração de seu nome da diretoria da Asdep demonstra que ele não está tão quieto quanto se pensava."

Não poderia deixar de registrar a noticia divulgada ontem pelo "Jornal Sul21" nos dando conta dessa "criatura" que a moda do robot do Exterminador do "Passado" não morre nunca. Sempre se renova e se ajeita de maneira que estamos em 2012 e temos esssas ingratas surpresas. Estranheza nos causa alguns delegados gaúchos de ilibada conduta , integrantes da Diretoria e Conselho da ASDEP RS  ter por cia. semelhante criatura. Nada como o tempo para consertar essas coisas. Consertar, eu disse, pois jamais isso será apagado da história apesar que tem certas criaturas que pensam e dizem que a história nada representa.
em tempo: a referida criatura está nominada na Relação dos Torturadores oficiais da ditatura militar sob número 42, página 24 do relatório , juntamente com mais alguns companheiros seus, até o número de ordem 50. Perguntem, se é que sobreviveram, a alguns dos azarados que caíram nas mãos do "Major" o que fizeram com eles nas salas de tortura do DOPS em Porto Alegre, entre 1970 e 1972.
Fui...

Nenhum comentário:

Postar um comentário