domingo, 3 de julho de 2011

Vitória da Conquista a Ilhéus...Bahia...


Casas a beira estrada-Ibicaraí BA


Então chegamos em Vitória da Conquista. Terceira maior cidade baiana, depois de Salvador e Caruarú, possui ordem de 300.000 habitantes. Por localizar-se em uma região estratégica, entroncamento da BR 116 , trecho que liga Rio de Janeiro com Salvador, e Ilhéus a Lapa mais ao norte, tornou-se um importante polo industrial, comercial e educacional. Contornamos a cidade e nos dirigimos no sentido Ilhéus, nosso objetivo do "passeio".  Novamente encontramos o abandono nas cidadezinhas que ligam Vitória a Ilhéus.
Descaso total com as cidades, muito desmatamento e um desenvolvimento completamente desordenado. As cidades , pequenas, mais parecem favelas a beira estrada. Construções antigas, mal cuidadas e muita sujeira.
Você vai passando por essas localidades ( Itapetinga, Itororó, Floresta Azul, Ibicaraí) e não tem como não perceber a total diferença dos estados sulinos. Chegamos em Itabuna,(em tupi "lugar de pedra preta) terra natal de um dos nossos maiores escritores, Jorge Amado, que é citada em Gabriela Cravo e Canela. Cidade de 200.000 habitantes também uma das cidades importantes do estado baiano, centro regional de indústria, de serviços e comércio. Foi importante economicamente quando do auge do cultivo do cacau exportando para varios países da Europa bem como para os EUA. Com a chegada da vassoura de bruxa, Itabuna entrou em compasso de espera em seu progresso. Hoje tenta se recuperar da grave crise que gerou a doença cacaueira. Se localiza, também como Vitória, em um entroncamento importante só que neste caso a BR101, estrada que costeia todo nosso litoral brasileiro. Dali, seguimos rumo a Ilhéus que dista ordem de 30 km de distância. E por fim, depois de dois dias estrada afora, aportamos na cidade objetivo de nossa viagem. Chegamos a Ilhéus, fundada em 1534 e elevada a categoria de cidade em 1881. É um marco muito importante na história do Brasil e quero me deter mais profundamente em algumas coisas que aconteceram e acontecem por lá...mas isso é narração viajeira para amanhã....
fuiii....

Nenhum comentário:

Postar um comentário