quarta-feira, 18 de maio de 2011

Siguinti mano..nós pega os peixe, linpemo, fritemo e comemo, sacô?



por uma vida..."melhor"
"Siguinti mano". A polêmica do momento é sôbre o conteúdo do livro "Por uma vida Melhor",livro de autoria de vários "especialistas do assunto" . Juntaram um monte de gente para ensinar o aluno a pensar errado, escrever errado e falar mais errado ainda.  Uma das autoras do "livro didático de língua portuguesa"  adotado pelo Ministério da Educação (MEC) para a Educação de Jovens e Adultos (EJA), nega que a obra ensine o aluno a usar a norma popular da língua. A "educadora" Helena Ramos mostra que o livro apenas ensina (sic)  aos alunos que é válido sim usar expressões como "nós pega peixe" ou outra maravilha como "os menino pega o peixe" . segue falando:
“Não queremos ensinar errado, mas deixar claro que cada linguagem é adequada para uma situação. Por exemplo, na hora de estar com os colegas, o estudante fala como prefere, mas quando vai fazer uma apresentação, ele precisa falar com mais formalidade. Só que esse domínio não se dá do dia para a noite, então a escola tem que ter currículo que ensine de forma gradual”. Que preciosidade. Chegamos ao fundo do fundo do poço no ensino aqui no Brasil. Aqui se faz o possível para diariamente rasgar tudo o que foi escrito e nos foi ensinado ao longo dos anos por pessoas realmente estudiosas e conhecedoras do assunto. Novos "educadores" estão aí, todos os dias avacalhando com tudo se arvorando no direito de criarem métodos totalmente sem fundamentos. Entendo eu, e entendo muito pouco do assunto mas como isso é uma questão de burrice e me incluo entre os equinos (me perdoem os burros) que uma pessoa que fala errado, escreve errado, pensa errado, vai fazer tudo isso sempre não importando onde e com quem esteja. E isso hoje está mais que sentido em todos os lugares que se vai. A moda agora é "naonde", "ni mim", niquando", "nóis vai", nóis vem", etc e coisa e tal. Sem falar nas linguagens "ultra modernas" da internet com seus "ks" ou na linguagem fedorenta dos "manos", cheia de malandragem e bandalheira. Se isso é educar Dona Helena e turma, coitados dos nossos filhos. Vocês rasgam a cartilha e com certeza existe alguma coisa por detrás disso. Lá na frente saberemos. Tomara que não seja tarde. Porque a educação se aprende em casa. Conhecimento na escola. E a aplicação disso tudo está nas ruas, no dia a dia de suas familias, no convívio com seu semelhamte. E o que se apresenta já, é o total desrespeito a tudo e a todos. E vocês educadores da modernidade são responsáveis sim por muita coisa disso. Então, minha senhora, para o bem da educação brasileira. Largue a profissão de educadora e...vá pescar!!!!
"Daí mano. eu queria apenas dá um relax no assunto aqui em pauta questionado pela otoridade essa. Nóis aqui nas periferia falemo assim mesmo, se ligô? i ni quando semo chamado a atenção os ermão aí tão totalmente errado, sacô? Siguinti...naonde que está escrito qui nóis aqui na comunidade têmo que escrevê e dar o lero desse geito culto de vcs? Ninunca, freguesia. O certo do anzol é ser torto, sacô? Então, si liga o meu. Vamu segui nessa de "  "nós pega peixe" ou "os menino pega o peixe" , sacô ? As profê aí da área é quem sabem. E elas estão falando, pronto. o resto, mano...é entulho, se liga? e quer saber mais....fui.

2 comentários:

  1. O camarada leva essa...
    Quem tem como participante da Comissão de Educação e Cultura da Câmara "Tiririca" vc quer o que? Literalmente estamos levando o país prá roça...Esse é o intuito dessa bandalheira que virou a política nesse País, fazer com que o povo fique cada vez mais ignorante, assim eles invadem sem problemas...
    Adorei sua postagem divertida ,inteligente e pertinente.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  2. "Bora" aprende falá errado,mano.....

    ResponderExcluir